quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Resenha - O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

 Meu primeiro livro lido do Neil Gaiman.

O livro conta a história de um homem que retorna a sua cidade natal Sussex na Inglaterra, para um funeral
após 40 anos de sua saída de lá. Ao visitar a fazenda Hempstock onde viveu várias aventuras ele vai se lembrar de todas, narrando para nós, leitores, muitas situações vividas com sua amiga Lettie Hempstock no Oceano atrás da fazenda.

O livro no começo parece ser infantil, uma fábula, mas não, é um livro com toda uma trama por trás, o Neil Gaiman usa de toda a sua genialidade para escrever um livro fantástico.

Os momentos em que Lettie e o garoto passam no jardim da fazenda me lembrou bastante do Ponte para terabítia, um filme que eu detesto (me julguem) e que não li o livro. Mas de acordo com o passar da história foi se construindo toda uma originalidade ali, e me deixou fascinado.


No livro não é citado em nenhum momento o nome do narrador-personagem principal, não deixando o livro ruim, só nos deixa mais curiosos para conhecer toda a história dele. É um livro com poucos personagens principais, temos as três mulheres da fazenda, Lettie, sua mãe e sua avó, lembrando muito das Fúrias da mitologia grega, e não é a primeira vez que as três aparecem em livros do Gaiman pelo o que andei pesquisando.

Neil Gaiman consegue nos transportar para aquele lugar, aquele local onde se passa a história, ficamos vidrados em tudo que acontece no jardim da fazenda Hempstock, os pequenos detalhes que o autor descreve, o cheiro da comida, tudo é muito lindo.

O final do livro é meio confuso para quem não lê com bastante atenção, então tente ler o mais devagar possível o final para que você entenda tudo que o Gaiman quis retratar o livro todo. Foi um dos melhores finais de livro que eu já li, fiquei surpreendido.

É um livro que vale super à pena ser lido, é leitura de um dia, o livro é bem fino, infelizmente, mas ficou na medida certa. Recomendo a todos que gostam de um livro com uma pitada de fantasia e com toda uma inteligência por trás.

Beijos e abraços, siga o blog e me ajuda a divulgar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário