quinta-feira, 18 de julho de 2013

Resenha - Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler


Por isso a Gente Acabou é uma carta gigantesca escrita por Min, e destinada a seu ex-namorado, Ed, contando os motivos pelos quais eles acabaram. Logo no começo do livro, me veio o pensamento de que esse seria apenas mais um livro clichê escrito sobre o fim de um relacionamento e o quanto a garota não conseguia superar e blábláblá, mas é muito mais que isso.

Min é uma garota não muito popular, que se apaixona por Ed, o co-capitão do time de basquete, e consequentemente, o cara mais badalado da escola. Até aí, nenhuma novidade. Porém, com o passar das páginas, percebemos que Min é muito esperta, divertida e interessante, totalmente diferente das tão manjadas protagonistas que vemos por aí.


Minha relação com a Min foi um pouco conturbada, ao mesmo tempo que a amava, também a odiava. Eu simplesmente não conseguia entender como uma menina tão legal quanto ela conseguiu se envolver com um cara tão idiota como o Ed, e o pior: se deixar influenciar por ele e até fazer coisas que não queria. Mas aos poucos, me apaixonei por ele também e acabei me deixando levar, finalmente entendendo por que a Min o amava tanto.

Ed dá várias mancadas no decorrer do livro, mas ainda assim Min o perdoa. Cheguei até a torcer pra que eles ficassem juntos no final e realmente me apaixonei por Ed, o que tornou ainda mais difícil o fim do livro, onde Min finalmente conta o principal motivo do fim do namoro. De certa forma, eu já esperava por isso, mas foi algo que me deixou muito irritada e cheguei até a chorar. Me envolvi tanto com o livro, que o sentimento de mágoa que a Min sentiu, me atingiu direto no coração, e já não suporto mais ouvir falar em “Ed”.

A única coisa que me incomodou foi a Min ficar o livro todo citando filmes antigos (inventados por Handler) e confesso que pulei muitas dessas partes, pois achava muito chato, mas até entendi, cada um tem sua mania. Assim como eu nunca paro de falar de livros e comparar situações vividas com partes deles, Min fazia com os filmes. Ao chegar no fim do livro, senti vontade de abraçar a Min e dizer que ficaria tudo bem. Tudo que eu queria era que ela fosse minha melhor amiga e que saíssemos pra tomar um café com creme extra e três colheres de açúcar.

Escrito por Daniel Handler, nosso querido Lemony Snicket, é um livro muito bem feito e detalhado. Possui ilustrações muito fofas dos objetos que Min devolve para o Ed, o que torna a história ainda mais realista e encantadora. A história parece boba, mas Daniel consegue abordar o universo das garotas e seu primeiro amor, nos mostrando tudo o que acontece: os momentos bons e ruins que acontecem em praticamente todos os relacionamentos, as bobagens que cometemos como deixar os amigos de lado ou mudar pra agradar alguém, e tudo isso pelo amor. Achei o livro lindo e super indico pra todos, vale super a pena lê-lo.

                                                                                                                                        Xoxo.

2 comentários:

  1. Isabela acredita que não gostei desse livro ?

    Achei a estória super sem noção e muito clichê e Min é extramente chata, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. sériooooooo? kkk no começo também achei, mas depois me encantei com a história kkk

    ResponderExcluir