quarta-feira, 5 de junho de 2013

Resenha - As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Resenha dupla :
Ygor
Isabela

As vantagens de ser invisível narra o dia a dia do personagem chamado Charlie, acompanha diversas cenas da vida dele através de cartas escritas por ele para uma pessoa anônima. O livro trata de assuntos como uso de drogas, confusão na sexualidade e entre outros problemas vividos por muitos jovens atualmente.

Charlie é um personagem totalmente complexo, complexo no sentido de invisível, ele não tem muitos amigos, não gosta de ficar conversando com as pessoas, ele muitas vezes no livro não tem reação, ele é realmente um personagem quase invisível. Ele cresce muito durante o livro e aprende a “participar da vida”, com os conselhos de seu professor de inglês Bill.

As vantagens de ser invisível é um dos livros mais tocantes que já li. Charlie é um garoto solitário, que muitas vezes assiste sua vida de camarote, em vez de participar, de realmente viver. Antes de conhecer Sam e Patrick ficava completamente isolado, e após arrumar esses dois amigos, tenta participar mais.


No livro o tema de homossexualidade também é abordado, um dos amigos de Charlie é gay e em várias situações Charlie o tem que ajudar. O romance no livro fica um pouco camuflado, Charlie gosta de uma garota, mas vive em conflito com si mesmo e é um amor platônico também.

O livro fez eu me identificar com muitas das situações vividas pelo Charlie, creio que não só eu, mas muitas pessoas que já leram esse livro se identificaram uma vez ou outra, pois são situações vividas por nós jovens diariamente. O jeito com que Charlie encara muita das situações do livro foi algo surpreendente.

No começo, coloquei muita expectativa na história, por sempre ouvir todos falando sobre o livro, imaginei mil coisas, que acabaram não acontecendo. Porém, adorei o livro. Ao mesmo tempo que é leve, jovem, tranquilo, é também pesado e com temas bastante polêmicos. Não gostei muito do rumo que o Charlie tomou, usando drogas e sendo sempre influenciado, mas isso não afeta na qualidade do livro, e retrata bem o que acontece com os jovens de hoje.

No final do livro descobrimos o porquê do Charlie ser uma pessoa tão diferente das outras, tão invisível, e é uma situação que hoje em dia está acontecendo constantemente, uma situação que o autor soube usar para definir o livro em geral. Se não ler com atenção talvez você não consiga pegar o que o autor quis passar.

O filme é simplesmente maravilhoso, uma das melhores adaptações que já vi, e se não me emocionei muito no livro, no filme chorei bastante. O final é perfeito, e me fez refletir e pensar em como está sendo minha vida hoje, minha juventude, se estou aproveitando mesmo ou apenas desperdiçando essa idade que futuramente sentirei falta.

O filme ficou muito bem feito, muito mesmo! Logan lerman soube interpretar o Charlie do jeito que eu imaginei e a Emma como a Sam também ficou ótimo. Na minha opinião foi uma das melhores adaptações de livro já feita, vale super a pena assistir o filme.

O livro/filme também me mostrou uma das cenas mais lindas que já vi/imaginei. É quando Charlie se sente infinito, e eu me senti infinita junto a ele.

Recomendo o livro para todos que gostam de ler uma história deliciosa, sobre problemas de adolescentes, o Charlie foi um personagem que eu amei, muito, mesmo ele sento tapado às vezes, e sabemos que ele não pode ser culpado.

Nota 4 de 5.

Obrigado a todos que leram a resenha, curta-nos no facebook e siga o blog aqui do lado direito


Beijos e abraços.

8 comentários:

  1. Oi Ygor e Isabela!
    Gostei da resenha dupla e de como vocês colocaram a opinião de vocês!
    Concordo com você, Ygor, é fácil se identificar com muitos dos sentimentos do Charlie.
    A história em si não é o que mais chama a atenção, mas sim a maneira de como Charlie as vive e sente. Achei isso incrível, sem dúvida!
    Isabela, chorei que nem bebê no filme e também me senti infinita com ele!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahan,tudo o que o Charlie sente é muito profundo,uma simples coisinha afeta e muito a vida dele, é um personagem bastante intenso, por isso gostei tanto!

      Excluir
    2. Muito obrigado Aione.
      Charlie foi amor à primeira vista haha.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Ygor e Isabela :)

    Nossa acho que eu sou o único ser da face da terra que dei 3 estrelas para o livro, não achei ele lá essas coisas viu, achei que Charlie se mostrou um personagem além de tapado kkkk muito chatinho, adorei a resenhas de vocês e que venham bons frutos dessa parceria, beijos e abraços !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriel *-* Mas você chegou a ver o filme? Particularmente, eu não gostei muito do livro até ver o filme, até porque tinha algumas coisas que eu não tinha entendido e que se esclareceram com o filme, acho que eles se completam!

      Excluir
  3. Olá... eu superei o nosso amigo Gabriel Ribeiro Gomes, eu simplesmente dei 2 estrelinhas, não me identifiquei com o Charlie de maneira alguma, achei ele infantil e imaturo!

    Vou tentar ver o filme Isabela, quem sabe né?


    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, achei o Charlie muito mais maduro do que muita gente por ai, você conseguiu pegar a mensagem que o livro passou no final?

      Tente ver o filme.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Ygor, sim eu entendo a mensagem final do livro... mas não consegui me conectar de forma alguma com o Charlie... O filme eu comecei assistir, vou fazer um esforço extra para terminar ai eu volto para falar se mudou alguma coisa na minha opinião =/
      Passa no meu blog, o post dessa semana é sobre esse livro.
      Bjos

      Excluir